Após uma semana de intensa espiritualidade, formações e louvores, o encerramento do III Congresso Eucarístico foi marcado por uma profunda celebração do mistério da Eucaristia, centro e ápice da vida cristã. A unidade do povo de Deus se fez visível, renovando o compromisso de viver e testemunhar a presença viva de Cristo no pão e no vinho consagrados. 5j6m4x
Neste domingo (24), Solenidade de Cristo Rei, a programação do último dia do evento começou com a celebração da Santa Missa no Mosteiro Santa Cruz, com a visita da relíquia do Beato Carlo Acutis. À tarde, no Espaço do Impossível, uma multidão de fiéis elevou seus corações em louvor a Jesus Sacramentado. Sob a condução inspiradora do Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino e iluminados pelas reflexões do Padre Fábio Vieira, os cristãos foram espiritualmente preparados para o momento culminante do evento.
A Solene Celebração Eucarística de Encerramento, precedida pelo Terço da Misericórdia cantado, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por membros do Clero Arquidiocesano. A emoção tomou conta do momento orante, tornando aquele instante verdadeiramente celestial.
Logo após a Missa, alimentados do Pão da Palavra, os fiéis seguiram em uma piedosa procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento, percorrendo as ruas centrais da cidade em um testemunho de fé viva e esperança. O cortejo culminou na Catedral, onde Dom Gil concedeu a bênção final, encerrando esses dias de devoção e imensas graças com profundo significado espiritual.
O Pastor Arquidiocesano festejou o momento histórico da Arquidiocese, celebrado no contexto do Centenário Diocesano. “As ruas tomadas, todos com velas ou lâmpadas de celulares acesas. Quero agradecer a todos que colaboraram, a equipe central, na pessoa do Padre Miguel, do Padre Pierre, do Padre João Paulo, do Padre Camilo e do Padre Eder, que constituíram a Comissão Central. Mas muitas outras subcomissões existiram. A beleza desse Congresso é que ele aconteceu em todas as paróquias ao mesmo tempo. Que Deus nos abençoe e nos dê sempre o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, que é o alimento que nos leva para o céu”, disse Dom Gil.
Para o Coordenador da comissão organizadora, Padre Miguel Souza Lima, o evento foi uma “grande ação de graças”. “Nessa semana, tivemos uma manifestação intensa de fé em grandes celebrações e conferências. Milhares de pessoas participaram e celebraram! Foi um momento muito bom, de muita alegria, de uma verdadeira ação de graças, festa e solenidade por esse tempo da nossa história e da nossa Igreja”, pontuou o sacerdote.
Prestigiando o evento, o Presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, expressou sua gratidão pela realização do Congresso. “Em nome da Câmara Municipal, dos 19 vereadores da atual legislatura, nós, que representamos a população de Juiz de Fora, queremos agradecer à Igreja Católica e a Dom Gil por realizar esse Congresso Eucarístico. É uma forma da gente fomentar, cada vez mais, a nossa fé católica, importante para todas as paróquias e comunidades. E Dom Gil conduziu maravilhosamente bem esse evento”, pontuou o vereador.
De acordo com Aparecida Mendes Paiva, que há 14 anos é Ministra da Eucaristia, a Paróquia Santo Antônio, em Olaria (MG), realizou diversas atividades em unidade com toda a Arquidiocese, em sintonia com o Congresso Eucarístico. “Foi ótimo participar! Nós tivemos missa todos os dias, Adoração ao Santíssimo, novena de Nossa Senhora. A Eucaristia é o caminho que leva a Deus e fortifica a alma”, disse a fiel, que fez questão de participar do encerramento do evento em Juiz de Fora.
Já Vitor Gabriel Garcia Vianeli dos Reis, de 12 anos, teve um motivo ainda mais especial para participar da Celebração Solene: neste domingo, ele recebeu, pela primeira vez, o Sacramento da Eucaristia na Paróquia Santíssima Trindade. “A Eucaristia para mim é o Corpo e o Sangue de Cristo. Há muito tempo eu esperava por isso, para fazer a Primeira Comunhão. Então, hoje vim aqui celebrar esse dia, também vim pelas relíquias do Beato Carlo Acutis e pela procissão até a Catedral”, revelou o menino.
Kauann Alexandro Fernandes da Silva, da Paróquia Nossa do Perpétuo Socorro, no bairro Monte Castelo, atuante no grupo de jovens Renascendo no Amor de Cristo (RenaC), pertencente à Catedral, participou da Vigília Eucarística da Juventude, na última sexta-feira (22), e fez questão de também estar presente na conclusão dessa grande semana. “Tudo que um Congresso Eucarístico pode proporcionar nós vivemos e foi muito bom. Nesse encerramento, nós estamos todos unidos em um só corpo e um só espírito, assim como diz o lema do Congresso, e conseguimos enxergar que a Igreja é viva!”
Arquidiocese recebe Relíquias do Beato Carlos Acutis 5q5u4
Ao final da Celebração Eucarística, o Padre Fábio Vieira, grande propagador da devoção ao Beato Carlos Acutis e responsável pela peregrinação de suas relíquias por todo o Brasil – inclusive no III Congresso Eucarístico, anunciou que estava entregando à Arquidiocese de Juiz de Fora uma relíquia em primeiro grau do jovem italiano, que ficará na Catedral Metropolitana.
Segundo Dom Gil Antônio, a trajetória do Beato, que será canonizado no dia 27 de abril de 2025, é um convite para que todos vivam uma espiritualidade autêntica, colocando Deus no centro de suas vidas e sendo sinal de esperança no mundo. “Ele foi um jovem da Eucaristia, muito além de seu tempo, que amava a Eucaristia, Nossa Senhora e a Igreja, e deu um testemunho para o mundo inteiro. Por isso, nós quisemos receber as suas relíquias nesses três últimos dias do nosso Congresso. Agradecemos, portanto, tanto o testemunho de Carlos Acutis quanto a alegria de ter as suas relíquias conosco”, destacou o Arcebispo.
*Colaboração de Brenda Melo