A Santa Sé mantém relações diplomáticas plenas com 184 países, além da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta. Os dados atualizados foram divulgados nesta quinta-feira, 9, dia em que o Papa recebe em audiência embaixadores de todo o mundo junto à Santa Sé. O encontro anual já é tradicional e traz, na fala do Papa, a perspectiva da Santa Sé diante de várias realidades do mundo. 64z2g
As missões diplomáticas acreditadas junto à Santa Sé com sede em Roma somam 90. Também têm sede em Roma escritórios acreditados à Santa Sé da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Em 11 de outubro de 2024, foi assinado o Segundo Protocolo Adicional ao Acordo entre a Santa Sé e o Burkina Faso, sobre o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. No dia 22 do mesmo mês, a Santa Sé e a China concordaram em estender por mais quatro anos a validade do Acordo Provisório sobre nomeação de bispos. O acordo foi estabelecido em setembro de 2018 e já havia sido renovado em outubro de 2020 e em outubro 2022.
Outro o dado nas relações diplomáticas em 2024 foi a do acordo entre a Santa Sé e a República Checa sobre algumas questões jurídicas.
Relações com o Brasil
O Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado no dia 13 de novembro de 2008, instituindo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Atualmente, o embaixador é Éverton Vieira Vargas, que substitui o ex-embaixador Henrique da Silveira Sardinha desde 2023. Vargas entregou suas credenciais na Santa Sé em novembro de 2023, ocasião em que foi recebido pelo Papa Francisco.
*Fonte: Canção Nova