Na próxima semana, tem início o projeto de catequese continuada do Grupo Ananias, intitulado “Razão da Nossa Esperança”. A iniciativa consiste em uma série de encontros mensais, realizados na Cúria Metropolitana, sempre na primeira quarta-feira do mês, às 19h. Excepcionalmente, o primeiro encontro acontecerá no dia 12 de março. s3v3b
O objetivo é ensinar a fé católica tratando de pontos controversos, já que o grupo responsável pelo acolhimento de recém-convertidos ao catolicismo e estes possuem muitas dúvidas. Além disso, buscam disseminar acolhida e diálogo através da formação.
O palestrante deste mês será o professor Eduardo Faria, ex-pastor presbiteriano convertido ao catolicismo em 2021. Desde então, sente-se chamado a auxiliar aqueles que estão se aproximando da fé católica. Atendendo a um desejo já antigo do Arcebispo de Juiz de Fora, fundaram, em 2024, o Projeto Ananias.
O nome da catequese continuada foi retirado da Primeira Carta de São Pedro 3, 15, que diz “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito”.
Em entrevista, o professor e coordenador do Grupo Ananias contou que muitos protestantes investigam a Igreja, mas sempre resistentes aos dogmas e doutrinas. “Boa parte das vezes, eles discordam sem tê-los estudado à fundo. A gente vê os irmãos separados que querem conhecer melhor a doutrina católica e fora introjetado neles questões equivocadas”, explicou ele.
Ele ainda comentou sobre os principais tópicos que geram dúvida nos recém-convertidos, como infalibilidade papal, purgatório, intercessão dos santos, dentre outros. “As pessoas têm resistência, infelizmente até católicos, com a confissão. Você não está indo confessar com o padre. Ali o padre está atuando no nome de Jesus. A gente quer ter um espaço para gente acolher (e formar) essas pessoas”, um dos exemplos dados por Eduardo.
O coordenador frisou que as formações não são somente para os recém-convertidos, que quaisquer interessados podem participar da catequese continuada. Afinal todos são chamados a conhecer a Razão de sua fé ou esperança, como diz o nome do evento.
O primeiro encontro acontece no dia 12 de março, no auditório da Cúria Metropolitana, que fica localizada na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos os. Não é necessária inscrição.