Programações marcam preparação para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais 1m20i

No próximo dia 1º de junho, a Igreja Católica celebra o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma data instituída pelo Concílio Vaticano II para refletir sobre o papel da comunicação na construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Neste ano, o Papa Francisco propôs como tema da celebração a exortação bíblica: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1Pd 3,15-16). 705l1b

Em preparação para esta data, algumas iniciativas estão sendo promovidas com o objetivo de refletir sobre o papel da comunicação na missão evangelizadora. No Regional Leste 2 da CNBB, a programação contará com uma formação online nesta terça-feira, 20 de maio, às 19h30, com o tema proposto para este ano. O encontro será transmitido pelo canal do Youtube da Pascom Leste 2 e conduzido pelo Assessor de Comunicação e Diretor Espiritual da Pascom da Diocese de Caratinga, Padre Dione Leandro.

Já a Pascom Brasil realizará, de 22 a 24 de maio, o 6º Congresso de Comunicação, com o tema “Comunicação. Esperança. Verdade”. A proposta é fomentar a reflexão sobre os desafios e possibilidades da comunicação na sociedade contemporânea, à luz do discurso do Papa Francisco no Jubileu dos Comunicadores 2025, destacando a busca por “um jeito novo de evangelizar”. O evento será híbrido: nos dias 22 e 23, as conferências acontecerão de forma online, das 20h às 21h30; no dia 24, a atividade será presencial, das 8h30 às 12h, no Auditório Paulinas, em São Paulo.

Na quinta-feira (22), a conferência terá como tema “Ser verdadeiro na comunicação: desinformação e polarização”, com a participação da Jornalista e Pesquisadora Dra. Magali do Nascimento Cunha, sob mediação da Dra. Ir. Joana T. Puntel, do SEPAC. Na sexta-feira, 23, o Comunicador da Cáritas América Latina e Caribe, Marcus Tulius, abordará “Ser verdadeiro no mundo digital: não render-se à lógica do mercado”, com mediação da Jornalista Angélica Lima, da Signis Brasil. Encerrando o congresso, no sábado (24), o Jornalista e Doutor em Comunicação, Marcello Zanluchi, será o conferencista da mesa “Ser verdadeiro na comunicação interpessoal”, que terá mediação da Irmã Viviani Moura, fsp.

O Congresso é promovido pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC Paulinas) e realizado em parceria com a Pascom da Arquidiocese de São Paulo e a Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação.

Sobre o Dia Mundial das Comunicações 4ug5x

A cada ano, o Papa divulga uma mensagem temática que propõe uma reflexão à luz do Evangelho sobre os desafios contemporâneos da comunicação. Na mensagem publicada em janeiro deste ano, o Papa Francisco destacou a urgência de uma comunicação comprometida com a verdade, a empatia e a escuta, especialmente em tempos de desinformação, polarização e manipulação midiática. Ele advertiu que a comunicação, quando usada de forma agressiva ou instrumentalizada por interesses de poder, perde sua capacidade de gerar esperança e comunidade.

Francisco convidou comunicadores e jornalistas a “desarmar a comunicação”, promovendo um diálogo baseado na mansidão, no respeito e na escuta do outro. Inspirado pelo Jubileu de 2025, cujo lema é “Peregrinos de esperança”, o Papa afirmou que “a esperança é um risco que é preciso correr” e que a missão da comunicação cristã é reacender essa chama nos corações, mesmo em contextos de sofrimento, conflito ou exclusão. “Sonho com uma comunicação que seja capaz de falar ao coração, de suscitar atitudes de abertura e amizade, capaz de apostar na beleza e na esperança mesmo nas situações aparentemente mais desesperadas”, escreveu.

Durante a audiência com comunicadores realizada no dia 12 de maio, na Sala Paulo VI, o Papa Leão XIV reforçou os principais pontos da mensagem deixada por Francisco para este 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O novo pontífice destacou a importância de uma comunicação que favoreça a escuta, a paz e o diálogo, em vez de alimentar a polarização e os conflitos. “Devemos dizer não à guerra de palavras e imagens. Vamos desarmar as palavras e contribuiremos para desarmar a Terra”, afirmou. Leão XIV também alertou para o risco de uma comunicação instrumentalizada, usada para promover interesses ideológicos ou ampliar o ódio nas redes sociais.

Na audiência, o Santo Padre agradeceu aos profissionais da imprensa pela cobertura dos eventos que marcaram os últimos meses na vida da Igreja, como os ritos da Semana Santa, a morte do Papa Francisco e o Conclave. Segundo ele, os jornalistas colaboraram para relatar com responsabilidade “a beleza do amor de Cristo, que nos une a todos”.

Neste ano, a mensagem deixada por Francisco e reforçada por Leão XIV convida a comunicar com o coração, promovendo a esperança e sendo presença atenta e fraterna em meio ao barulho e à dispersão do ambiente digital.

Fonte: Site Vatican News e Congresso de Comunicação

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

Bote-Fé 2.0 e novo pontificado pautam reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora 4b1z5s

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67