Peregrinação 6t3u43

*Imagem de Freepik

Peregrinação é um ato religioso praticado por meio de viagem a lugares santos. As peregrinações se diferem de viagens turísticas, pois estas, em geral, se dão pelo interesse puramente cultural ou simplesmente pelo prazer de viajar. 1i2k3l

As peregrinações têm fundamentos bíblicos, sabendo-se que o povo de Israel as praticava, recordado os seus tempos de civilização nômade. Como exemplo, podemos citar as peregrinações que, depois de se estabelecer na Terra Prometida, todo hebreu fazia a Jerusalém por ocasião da Páscoa.

As peregrinações cristãs à Terra Santa tiveram grande desenvolvimento a partir do século IV, quando os cristãos, libertados das perseguições no Império Romano depois da conversão de Constantino, e da atuação benéfica do imperador Teodósio, no referido século IV, organizaram piedosas viagens de penitência e orações para visitar os lugares santos por onde Nosso Senhor Jesus Cristo andou, viveu, morreu, ressuscitou. São famosas as peregrinações empreendidas naquela ocasião pela grande devota Eritéria, a partir da Europa.

As peregrinações podem ser também chamadas de romarias, depois que viagens santas começaram a ser realizadas para visitar o túmulo de São Pedro, em Roma. São hoje chamadas peregrinação ou romaria toda viagem individual ou grupal empreendida por motivos religiosos a qualquer lugar marcado pela santidade, seja no oriente seja no ocidente. No Brasil, são famosas as romarias a Aparecida.

A origem etimológica da palavra peregrinação é, do latim, “per agros” que significa “pelos campos”. A origem da palavra romaria, como facilmente pode-se deduzir, é o nome da cidade de Roma, centro mundial da fé católica, marcada pela fé cristã desde os tempos apostólicos.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67