Na conclusão de sua primeira Audiência Geral, realizada nesta quarta-feira, 21, o Papa Leão XIV recordou o Papa Francisco, cuja morte completou exatamente um mês. 46722n
“Não podemos terminar este nosso encontro sem recordar com muita gratidão do nosso amado Papa Francisco, que exatamente há um mês voltou à casa do Pai”, expressou o Pontífice.
A morte de Francisco aconteceu logo após a celebração da Páscoa. No dia anterior, o então Pontífice esteve na Praça São Pedro para saudar os fiéis ao final da Missa e concedeu a Bênção Urbi et Orbi. Na sequência, fez seu último giro com o papamóvel em meio ao povo antes de retornar à sua residência, a Casa Santa Marta.
Na manhã do dia 21 de abril, a surpresa: em uma coletiva de imprensa, o Camerlengo da Igreja Católica, Cardeal Kevin Farrell, anunciou que o Papa Francisco havia retornado à casa do Pai, às 7h35, no horário local, surpreendendo fiéis do mundo inteiro.
Últimos dias
O Santo Padre se recuperava após ter permanecido internado por mais de um mês no Hospital Gemelli, em Roma. No dia 14 de fevereiro, ele foi realizar alguns exames e precisou ser hospitalizado. Posteriormente, foram descobertas uma pneumonia bilateral e uma infecção polimicrobiana nas vias aéreas.
Todos os dias, fiéis de todo o mundo permaneceram em oração pela saúde de Francisco. Foram diversas iniciativas de intercessão pelo Papa, até que ele enfim recebeu alta no dia 23 de março. Da sacada do hospital, o Santo Padre fez sua primeira aparição pública após 38 dias de internação e saudou, com voz rouca, os fiéis que foram vê-lo.
De volta ao Vaticano, o Pontífice prosseguiu com sua recuperação. Sem poder retomar os encontros pessoais, preparava as reflexões para o Angelus e a Audiência Geral e enviava mensagens da mesma forma que fazia no Gemelli.
Alguns dias depois, começaram as aparições surpresas. Entre eios na Basílica de São Pedro – um deles sem os paramentos papais – e as saudações durante a Semana Santa, Francisco se fazia presente e dava sinais de recuperação.
Na manhã de Páscoa, após o aguardado reencontro com o povo, suas últimas palavras registradas foram um agradecimento ao seu assistente pessoal de saúde, o enfermeiro Massimiliano Strappetti: “obrigado por me trazer de volta à Praça”.
Pontificado
O Papa Francisco ou mais de 12 anos à frente da Igreja Católica. Eleito em 13 de março de 2013, ele se tornou o primeiro Pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta. Escolheu “Francisco” como nome de pontificado em alusão a São Francisco de Assis e sua atenção aos mais pobres e marginalizados.
Entre os temas mais importantes de seu pontificado estão a força da misericórdia divina, a cultura do encontro e o apoio aos mais necessitados. Além do exemplo de simplicidade, diálogo e proximidade expressos em seus gestos, Francisco deixou uma série de documentos e discursos como legado à Igreja.
*Fonte: Canção Nova