Padre João Francisco é empossado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim 6s4b1y

Na noite desta quarta-feira, 17 de julho, o Padre João Francisco Batista da Silva foi empossado Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, em Juiz de Fora. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos Padres Márcio Vinícius dos Santos Delphim, Tonny Wanderson Frauches Reis, Pierre Mauricio de Almeida Cantarino e Eder Luiz Pereira, além do Diácono Márcio Soares. 6r1c18

O rito de posse foi iniciado após a proclamação do evangelho, com a leitura da provisão. Esta é válida por seis anos. Em seguida, Padre João Francisco fez a sua profissão de fé, renovou suas promessas sacerdotais e leu o juramento de fidelidade. O novo pároco ainda recebeu das mãos de fiéis alguns símbolos da paróquia, como a chave da Igreja e do Sacrário, o livro de tombo, a estola para o Sacramento da Confissão e os Santos Óleos.

O sacerdote está na Paróquia Santa Rita desde o ano ado, onde atuava como vigário paroquial. Em seu discurso, relatou que quando criança, sua família tinha um livro com a história de Santa Rita de Cássia e, por várias vezes, identificava-se com o fato dos pais deixarem Rita em um cesto na roça para trabalharem. “Essa santa mostra o cuidado de Deus sobre todos nós. E foi este cuidado de Deus que conduziu a Paróquia Santa Rita para minha vida”, refletiu.

Contou, ainda, em entrevista, que teve a oportunidade de conhecer profundamente os fiéis ao longo desta fase. Isto através da vivência com as famílias, crianças, jovens e adultos da paróquia, além das visitas às casas e aos enfermos. “Acredito que sempre que chegamos numa comunidade, antes de fazer qualquer coisa, precisamos conhecer as pessoas, conhecer com quem trabalharemos. Então, foi uma fase de conhecimento”, completou o novo pároco.

O Arcebispo destacou que as transferências são necessidades pastorais e a importância deste novo tempo de missão. Além disso, reforçou que a tarefa do pároco é celebrar e viver aquilo que o Senhor deseja, sendo uma verdadeira representação de Cristo em meio a comunidade. “Ele assume o trabalho de nos mostrar Jesus, seu compromisso é levar Jesus para o povo e trazer o povo para Jesus”, pontou Dom Gil.

Em comunhão com as palavras do Pastor Arquidiocesano, o padre comentou sobre suas expectativas para fortalecer os laços comunitários. Para ele, “o padre é pastor, e meu trabalho é fazer com que a Palavra seja alimento no pastoreio dessas pessoas, além de ajudar a comunidade a discernir os caminhos da vontade de Deus […] Eu quero que essa comunidade e eu cresçamos juntos, para que assim possamos alcançar o objetivo de ser paróquia, que é viver em comunhão”.

Ao final da celebração, o novo pároco foi homenageado pelos fiéis que reforçaram a dedicação do trabalho pastoral por ele realizado enquanto vigário. “Seja mensageiro da Boa-Nova, alimentando nossa fé na presença viva de Jesus na Eucaristia e sinta-se acolhido e amado por nossa Paróquia”, foram os votos dos leigos ao novo pároco. A homenagem contou ainda com a apresentação de uma faixa, no fundo da igreja, que dizia: “Ao senhor, Padre João Francisco, confiamos este rebanho que carinhosamente abre os braços para o acolher”.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

Padre Anchieta representa a Arquidiocese em encontro internacional da Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas 5j3t2l

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67