Na manhã dessa quinta-feira, 23 de novembro, os integrantes da Pastoral da Educação Católica Arquidiocesana reuniram-se pela última vez em 2023. O encontro aconteceu no Edifício Christus Lumen Gentium e marcou a acolhida de mais um membro, que representará o Colégio Caminho Novo, 13ª instituição de ensino confessional de Juiz de Fora. 63s2t

A reunião teve cunho de avaliação, planejamento e também de confraternização. “Reunir os representantes de todas as nossas escolas católicas é um momento de alegria, de agradecer a Deus tudo aquilo que pudemos fazer durante este ano. A nossa Pastoral da Educação é de fato uma maravilha, funciona muito bem, temos um trabalho muito intenso com os educadores, com os alunos e com as famílias das escolas. Que Deus abençoe todo o trabalho realizado neste ano e nos dê as luzes para o ano de 2024, que será para nós Ano Centenário da fundação da Diocese de Juiz de Fora”, contou o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. O pastor faz questão de se reunir com o grupo a cada dois meses.
O integrante da Pastoral e diretor do Colégio Católico Comunidade Resgate, Daniel Ribeiro, ressaltou o momento oracional realizado durante a reunião, em ação de graças pelo ano que ou e já tendo em vista as atividades de 2024. “Pedindo a Deus a graça, a fortaleza para que nós possamos estar firmes, junto com a Igreja, nesse processo de educação que é uma missão que vem de Deus”, afirmou. “O objetivo da Pastoral é estarmos sempre refletindo sobre essa luz que é a própria Igreja nos traz, sobre a identidade da escola católica; fortalecer esse caminho de espiritualidade, esse caminho da educação integral que a Igreja nos propõe, que é a educação pessoal, social e espiritual. Então, a Pastoral visa fortalecer essa identidade, trazer unidade; enfim, gerar força e viver essa catolicidade que é a vivência fraterna e em comunidade. Se não tiver isso também, a gente perde tudo”, apontou Daniel.
Essa foi a primeira reunião da qual participou Bruno Lopes de Carvalho, representante do Colégio Caminho Novo. A escola, que atenderá crianças de 0 a 5 anos de idade, será inaugurada em janeiro do ano que vem. “Esse projeto de educação personalizada que é uma novidade; apenas seis colégios no Brasil atuam com essa aplicação de educação. Hoje temos essa grata surpresa de estar participando juntamente com outros colégios católicos e, sem dúvidas, nós temos muito a ganhar com isso, não só a Igreja, como a educação dos nossos filhos, de uma forma geral”, afirmou.