Amanhã, dia 16 de abril, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora sediará a Missa dos Santos Óleos, às 9h, que reúne todo o clero arquidiocesano. Também conhecida como Missa do Crisma ou Missa da Unidade, essa celebração está inserida nos atos solenes da Semana Santa, sendo realizada na Quinta-Feira Santa pela manhã. 676p1g
Reunindo todo o presbitério em torno do bispo arquidiocesano, essa celebração é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele. Um dos momentos marcantes da Missa é quando, em comunhão e fraternidade, os sacerdotes presentes realizam a renovação das promessas feitas quando foram ordenados.
Durante a cerimônia, são abençoados o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o Santo Crisma – daí ser chamada de “Missa dos Santos Óleos” e “Missa do Crisma” -, que serão usados nos diversos sacramentos.
A Eucaristia, aberta para os fiéis participarem, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos sacerdotes diocesanos e religiosos. Além disso, será possível acompanhar pela WebTV A Voz Católica e pela Rádio Catedral 102,3 FM.