Jubileu das Juventudes: Fé, comunhão e esperança marcam a 16ª Via Sacra Jovem em Juiz de Fora 33f6i

No último domingo, 16 de março, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu o Jubileu das Juventudes, em consonância com o Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco. A 16ª edição da Via Sacra Jovem iniciou com a Santa Missa na Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, os participantes caminharam até o Morro do Cristo, meditando a Via Sacra, reunindo mais de dez mil jovens. 42446s

Durante a homilia, o Arcebispo destacou o significado dos “montes” nas Sagradas Escrituras, ressaltando sua importância na experiência da fé. A escolha da data para a realização do evento coincidiu com o 2º Domingo da Quaresma, quando a liturgia celebra a Transfiguração de Jesus. Em um momento de grande expectativa para a juventude arquidiocesana, foi anunciado a próxima programação do Jubileu das Juventudes em Juiz de Fora: o Bote Fé. O evento será realizado em comunhão com as dioceses de Leopoldina e São João del Rei, no dia 3 de agosto, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate.

Jovens como Peregrinos de Esperança 3g3b2y
Setor Juventude presenteia Dom Gil para o anúncio do Bote Fé 2025

O Pastor Arquidiocesano ressaltou que, neste ano, a Via Sacra Jovem teve um significado especial, tendo em vista o ano da esperança, “a esperança que não decepciona”. Ele celebrou, ainda, a grande adesão dos jovens ao encontro. “Aproximadamente 10 mil jovens. Isso para nós é uma grande bênção, uma grande alegria. É a juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora que acompanha Jesus, que atende aos apelos da Igreja, que se une para meditar, rezar, louvar e viver os princípios do Evangelho”, afirmou.

Para o Assessor da Pastoral Juvenil Arquidiocesana, Padre Robert César Teixeira, a participação dos jovens superou as expectativas. “Cada vez mais nos surpreendemos com o empenho da juventude, que contagia. Um jovem muito animado, como sempre, e ainda mais inflamados este ano pelo espírito de peregrinos da esperança”, disse. Sobre o Bote Fé, ele destacou a expectativa e o esforço conjunto para a organização do evento. “Muito trabalho, mas tenho a certeza de que, além da providência de Deus, contamos com muitas mãos unidas. Nossa província está unida, e, se Deus quiser, será um evento grandioso do jeito que a nossa juventude merece”, pontuou.

Experiência de fé e unidade 1f3y5q
Jovens da Paróquia Santo Antônio, de Chiador (MG)

Jovens de diversas paróquias compartilharam suas experiências e o significado do evento em suas vidas. Ana Flávia Alvim, da Paróquia Santo Antônio, em Chiador (MG), participou pela segunda vez e destacou a alegria de perceber o quanto o evento cresceu. “A experiência é sempre muito boa, especialmente neste ano da esperança. Ver os jovens de toda a arquidiocese unidos no mesmo propósito, na mesma fé, é algo muito bonito […] A juventude é a esperança do amanhecer, então, ver essa juventude reunida é ver que a Igreja tem futuro”, avaliou. Ela e um grupo de jovens estão organizando um novo movimento juvenil em sua paróquia e trouxeram os participantes como forma de incentivo.

Diogo Mateus, integrante do grupo jovem Renac, da Catedral Metropolitana, destacou o fortalecimento da unidade entre os jovens. “A gente sempre gosta de participar desses movimentos para unir a juventude católica, mostrar que é forte. Além disso, é um ato de penitência, um ato de revigorar nossa fé. A caminhada foi cansativa, mas muito bonita”, afirmou.

Animação e louvor na caminhada em direção ao Morro do Cristo

Para Felipe Barreto, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Bias Fortes (MG), a ocasião foi uma experiência única. “Achei uma experiência muito boa, gostei bastante. Tem um pessoal que é bem mais jovem que eu, que já tem mais bagagem nesses encontros, mas, se Deus quiser, essa foi a primeira de muitas”, afirmou. Ele destacou a emoção de ver a juventude reunida na missa e durante a caminhada. “Chegar e ver o pessoal jovem vibrando na mesma sintonia foi muito marcante. Em outros momentos, a aproximação do jovem com a Igreja nem sempre tem esse fervor, mas quando surge uma oportunidade assim, o jovem se destaca, tem aquela energia, aquela sintonia. É muito importante e muito interessante para mim”, expressou. Felipe participou do evento junto com um grupo de cerca de 70 jovens de sua paróquia e celebrou a oportunidade de conhecer novas pessoas ao decorrer do evento.

A 16ª Via Sacra Jovem reforçou a importância da espiritualidade e da comunhão entre os jovens, fortalecendo sua missão dentro da Igreja. Agora, as expectativas se voltam para o Bote Fé, que promete ser mais um grande momento de encontro e evangelização para a juventude de nossa Província Eclesiástica. Acompanhe as próximas atualizações em nosso site.

Clique aqui e confira alguns registros da 16ª Via Sacra Jovem.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

CNBB promove Jubileu dos Governantes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida 3w5uk

Arraiá da Comunidade Resgate chega à 23ª edição com programação especial de Pentecostes 4k4r61

Leão XIV recebe participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) 315t3

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67