Fundação Maria Mãe comemora 39 anos de seu primeiro estatuto 52525c

A Fundação Maria Mãe, mantenedora da Obra dos Pequeninos de Jesus, completou, no dia 16 de julho, 39 anos de seu primeiro estatuto. O documento de 1984 oficializou a instituição, organizada pela Irmã Mônica Monceau e que já funcionava desde o ano anterior. A contar dessa época, a instituição mantém o objetivo de ser um ponto de apoio e promoção humana para pessoas em situação de rua na cidade de Juiz de Fora. 1o2630

A data foi recordada na segunda-feira, dia 17, durante Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na sede da Fundação. “É uma grande alegria para nós comemorarmos esse serviço aos pobres mais pobres da sociedade, que são as pessoas em situação de rua. Quarenta anos nós estamos fazendo, 39 de estatuto, e o ano que vem, quando nossa Diocese fará cem anos, teremos a alegria de também celebrar os 40 anos da oficialização desta obra. É momento de ação de graças, momento de alegria e momento de pedir a Deus forças para continuarmos sempre servindo aos mais pobres, aos mais pequeninos, sabendo que tudo o que fizermos ao menor dos nossos irmãos, estaremos fazendo a Cristo, como Ele mesmo disse”, ressaltou o Pastor Arquidiocesano.

Dom Gil ainda salientou o fato de a obra social ter sido criada na festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. “Para mostrar que ela deve ter a vocação de mãe. Maria é mãe de Cristo, é a mãe de Deus, é a mulher escolhida para ser a mãe do Salvador. Por isso ela é, para nós, modelo de serviço, modelo de amor. E não podia ser outra pessoa mais inspiradora para esta obra do que Nossa Senhora.”

Atualmente, a Fundação Maria Mãe oferece café da manhã a cerca de duzentas pessoas em situação de rua na Obra dos Pequeninos de Jesus, que fica no Bairro Ladeira. No local, ainda são oferecidos a possibilidade de tomarem banho, roupas limpas, apoio àqueles que precisam de documentos e encaminhamento a programas sociais. “Esses quase 40 anos provam que esta é uma obra de Deus, que nasceu fruto de um grupo de oração, onde a comunidade tem a oportunidade de servir aos mais necessitados e exercer, assim, a prática da caridade. Nosso grande desafio neste momento é continuar o trabalho de dar apoio à população em situação de rua, que tem um custo grande, e nesse momento a Obra está ando por dificuldades financeiras”, contou o Diácono Hélio Rodrigues de Oliveira, atual Diretor-Presidente da instituição.

Além do trabalho voluntário, os interessados podem fazer doações financeiras (clique aqui e saiba mais), de alimentos – sobretudo café, leite e pães – e de roupas em bom estado. O endereço da Fundação é Rua Trinta e Um de Maio, 56 – Ladeira.

Fundação cuida de mais dois abrigos

O número de 200 beneficiados pela Fundação Maria Mãe sobe para aproximadamente 350 levando-se em consideração que, nos últimos meses, a instituição tem istrado dois abrigos noturnos emergenciais contra o frio mantidos pela Prefeitura de Juiz de Fora. Nessas unidades, são oferecidos banho, jantar, cama e café da manhã a 120 pessoas, de domingo a domingo.

“É claro que esse trabalho é subsidiado pela Prefeitura, mas é uma oportunidade que nós temos de, com o nosso olhar, com os nossos gestos, com a nossa escuta, fazer caridade. Nós mostramos o nosso amor a Cristo amando aqueles que são mais necessitados”, salientou Diácono Hélio.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

CNBB promove Jubileu dos Governantes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida 3w5uk

Arraiá da Comunidade Resgate chega à 23ª edição com programação especial de Pentecostes 4k4r61

Leão XIV recebe participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) 315t3

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67