Na última semana, nos dias 25 e 28 de junho, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, foi sede de reuniões de encerramento de semestre. Os encontros, de caráter avaliativo da formação e do trabalho pastoral dos futuros padres, contaram com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. 291w3f
Para o Reitor do Seminário Maior, Padre Antônio Camilo de Paiva, o parecer dos párocos que acompanham os seminaristas no trabalho paroquial ajuda a apreciar a saúde pastoral dos jovens. “Isso os ajuda a desenvolver suas aptidões pastorais para que, quando ordenados, possam fazer a diferença nas paróquias”, pontuou, em entrevista à WebTV A Voz Católica.
O Arcebispo Metropolitano também destacou a importância desse acompanhamento pastoral. “Os párocos dessas paróquias são verdadeiros formadores, uma vez que a Pastoral é parte integrante do processo de formação dentro do Seminário”, afirmou.
Reunião com reitores e formadores 4gk6f
Encerrando o ciclo de avaliações de mais um semestre letivo, na sexta-feira (28) Dom Gil reuniu-se com os formadores e professores da instituição e com reitores dos seminários cujos aspirantes ao sacerdócio estudam no Seminário Santo Antônio. Para além de Juiz de Fora, a casa de formação recebe também seminaristas das dioceses de Leopoldina, São João del-Rei e Valença e das congregações dos Sacramentinos e Orionitas.

“Cada um pode dar testemunho sobre o desempenho dos alunos, além de perguntas que podem ser levantadas para otimizar o processo formativo em nossa Arquidiocese”, reforçou o Arcebispo. Para Regina Lúcia Meireles, professora e Coordenadora do curso de Filosofia, “é importante este encontro para debatermos diferentes olhares”, destacou, em entrevista.