No último sábado, 30 de novembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu o 3º Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom) 2024, realizado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O evento reuniu agentes de comunicação de diversas paróquias e comunidades da arquidiocese em um dia de formação, espiritualidade e partilha, sob o tema “Um só corpo e um só espírito para comunicar Jesus”. 733n48
A programação, que aconteceu das 8h às 18h, incluiu reflexões sobre a espiritualidade do comunicador, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e oficinas práticas voltadas ao aprimoramento do trabalho pastoral.
Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância do encontro como parte das comemorações pelo centenário da Diocese. “O dia inteiro foi de reflexão, de estudo, também de convivência e de oração. Isto é uma grande contribuição para a vitalidade da Igreja em nossa Arquidiocese. A gente agradece o trabalho de todos os agentes de pastoral da comunicação que, nas bases, levam a palavra de Deus e as imagens da Igreja para que todos recebam, através da alegria do anúncio, a mensagem que vem do coração de Cristo”, afirmou.
O Assessor da Pastoral Arquidiocesana da Comunicação, Padre Rafael Coelho do Nascimento, ressaltou o caráter formativo e espiritual do encontro, alinhado ao espírito do Congresso Eucarístico Arquidiocesano. “Com alegria estamos aqui celebrando a comunhão e a espiritualidade, recebendo os comunicadores e comunicadoras para esse tempo de qualidade, formação e crescimento”, pontuou.

As oficinas, realizadas durante a tarde, abordaram temas como organização da Pascom, produção de conteúdos digitais e evangelização por meio das mídias. Jéssica de Souza, Coordenadora da Pascom Arquidiocesana e da Província Eclesiástica, destacou o objetivo dessas atividades: “Trabalhamos como organizar uma Pascom, questões de fotos, artes e vídeos, tudo o que um pasconeiro precisa saber para melhorar a comunicação e a evangelização em suas paróquias”.
A espiritualidade do comunicador foi um dos pontos centrais do encontro, enfatizado pela Doutora em Teologia Sistemática-Pastoral, Andréia Durval Gripp Souza. “Precisamos estar unidos a Deus para comunicar a sua palavra. É da intimidade com o Senhor que o comunicador transmite o amor, o evangelho e a pessoa de Jesus Cristo”, reforçou.

A programação contou, ainda, com a presença da Coordenadora da Comissão para Comunicação Social do Regional Leste 2 da CNBB, Amanda Oliveira, que apresentou os principais pontos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. “O diretório traz luzes sobre o papel da comunicação na missão evangelizadora, servindo não apenas aos comunicadores, mas também a outras pastorais e movimentos”, explicou.
Para a agente da Pastoral da Comunicação, Renata Cristina, foi um dia de muito aprendizado. “Um momento de repensar nossa função como integrantes da Pascom e de compreender melhor o sentido da espiritualidade no exercício de comunicar”, refletiu.

O encontro foi encerrado com a adoração ao Santíssimo Sacramento. O Vigário Episcopal para comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva abordou o motivo. “Finalizamos com a adoração para reafirmar que tudo é com Ele, por Ele e para Ele”, concluiu.
*Com informações da WebTV A Voz Católica