Na última sexta-feira (30), foi oficialmente concluído o primeiro semestre letivo de 2023 do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O enceramento ocorreu com Santa Missa na capela da casa de formação, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por padres formadores. 286y62
Na Eucaristia, o Pastoral Arquidiocesano inseriu a reflexão sobre a firmeza da fé dos presentes, recordando dos Protomártires da Igreja de Roma, apresentados na liturgia do dia. Além disso, agradeceu os seminaristas, professores e demais funcionários do Seminário pela dedicação durantes a primeira metade do ano.
Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano teve a oportunidade de comunicar a data da Ordenação Presbiteral do Jadai Leandro Alves, marcada para o dia 23 de setembro, às 9h, no Santuário Nossa Senhora das Mercês, em meio as comemorações da padroeira da cidade de Mar de Espanha (MG). Outra boa notícia anunciada foi a aprovação da ordenação diaconal de Paulo Cesar e Gabriel Arcanjo, que receberam os ministérios de Leitor e Acólito em fevereiro. Santa Missa com o rito de Ordenação Diaconal será realizada na Catedral Metropolitana no dia 28 de outubro.
Assembleia de mestre
Na tarde do dia anterior, dia 29 de junho, todos os padres formadores e professores se reuniram com o Arcebispo no auditório da casa de formação para uma reunião de avaliação dos trabalhos. O encontro previsto no calendário para todo fim de semestre, é a oportunidade de reunir todo o corpo formativo do Seminário Santo Antônio: padres religiosos, diocesanos e de outras dioceses e professores do UniAcademia tanto do curso de Filosofia, quanto de Teologia.
“Esse contato com os padres formadores é fundamental para a gente. A agente vê eles através dos alunos, mas ter a oportunidade de conversar pessoalmente, é mais uma chance de verificar se as nossas atividades estão atendendo as expectativas e a presença do Dom Gil reforça isso, ela une e provoca essa possibilidade desse encontro”, explicou a coordenadora da Filosofia, Regina Lúcia Meirelles.
Em entrevista, Dom Gil comentou com o momento. “A reunião é para avaliar o andamento da formação acadêmica, sabendo que a formação está sempre conjugada com outros aspectos da formação: a espiritualidade, a pastoral, a moral, humanitária…e tudo isso anda em conjunto”. A partir do que apresentado e analisado, são feitas as projeções do próximo semestre.