Dom Gil lança livro sobre Dom Viçoso, em Mariana (MG), neste final de semana 6w171t

Neste domingo, 18 de maio, a cidade de Mariana (MG) será palco do lançamento da obra “Dom Viçoso, um santo que andou em Minas”, de autoria de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora. 3l404z

O livro será lançado na cidade após a Missa das 10h, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, durante o encontro entre os Seminários Arquidiocesanos de Juiz de Fora e de Mariana. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos e venda de exemplares no local, ao valor de R$50.

Aula Magna no lançamento em Itapecerica (MG)

Já na segunda-feira, 19 de maio, Dom Gil ministrará uma aula magna com o tema “A Igreja em Minas Gerais no século XIX”, seguida por nova sessão de autógrafos. A proposta é oferecer uma visão mais ampla sobre o contexto eclesial em que viveu e atuou Dom Viçoso, conhecido por seu forte zelo pastoral, ações caritativas e defesa da comunhão com Roma em um período de tensões políticas e religiosas no país. “Dom Viçoso foi um verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo. Sua vida foi um testemunho de caridade, zelo pastoral e fidelidade à Igreja”, afirma Dom Gil.

O livro é fruto da pesquisa de mestrado do autor e oferece um estudo aprofundado sobre a vida e a missão de Dom Viçoso, que marcou a história da Igreja no Brasil no século XIX e atualmente está em processo de canonização.

Cidade natal de Dom Gil recebe segunda sessão de lançamento 404c2h
Evento de lançamento na cidade natal de Dom Gil

O primeiro lançamento da obra aconteceu no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, no dia 26 de fevereiro. Já em Itapecerica (MG), terra natal de Dom Gil, aconteceu o segundo lançamento, no dia 6 de abril. O momento foi marcado por emoção e memórias familiares. “Trouxeram uma banda de música para tocar, e uma música foi feita em minha homenagem por um tio compositor, o dobrado ‘Padre Gil’,” relembrou o Arcebispo.

A cerimônia contou com um discurso de saudação proferido pelo Advogado da Diocese de Divinópolis e coautor do primeiro livro publicado por Dom Gil, Constantino Barbosa. Em seguida, o público acompanhou uma explanação sobre a Igreja no século XIX e participou da tradicional tarde de autógrafos.

O lançamento em Itapecerica teve ainda um significado especial pela conexão histórica da cidade com Dom Viçoso, que ali esteve por três vezes em visitas pastorais.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

Bote-Fé 2.0 e novo pontificado pautam reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora 4b1z5s

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67