Na última quarta-feira, 20 de março, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal para abordar a Campanha da Fraternidade de 2025 (CF 2025), que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A iniciativa é um espaço da Câmara Municipal de Juiz de Fora para aproximar vereadores e população. A Tribuna Livre é realizada durante reuniões ordinárias, permite a participação de representantes de partidos, entidades ou movimentos, abordem temas de interesse público ligados ao município. 27x
Durante sua fala, o Pastor Arquidiocesano explicou os objetivos gerais da Campanha da Fraternidade deste ano e destacou suas motivações. Entre elas, estão os 100 anos da encíclica Laudato Si’, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, o agravamento da crise climática e as recentes catástrofes ambientais, a realização da COP 30 no Brasil e o Jubileu da Esperança 2025. O Arcebispo ressaltou a importância da ecologia como uma questão de fé, afirmando que “o conceito de ecologia integral presente na Encíclica destaca a conexão entre a espiritualidade cristã e a responsabilidade de proteger o meio ambiente, promovendo justiça social e ambiental”.
Dom Gil também apresentou algumas iniciativas da Arquidiocese de Juiz de Fora para fortalecer o cuidado com a Casa Comum, como a coleta seletiva nas paróquias, a captação de água da chuva, o uso de energia solar e o plantio de árvores em diversas regiões da cidade. “Essas ações são concretas e demonstram que pequenas mudanças podem fazer a diferença. Precisamos despertar esse compromisso em nossas comunidades”, afirmou.
O Arcebispo destacou, ainda, a importância do diálogo da Igreja com a sociedade por meio da Campanha da Fraternidade. “A Campanha da Fraternidade não existe só para as linhas internas da Igreja. Ela é um diálogo da Igreja com a sociedade, porque os temas abordados interessam a todos: católicos, não católicos, até mesmo aqueles que não têm fé. Todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos”, pontuou.
A sessão na Câmara Municipal contou com a presença de vereadores, que destacaram a importância do tema abordado. O Presidente da Câmara, Vereador Zé Márcio Garotinho, enfatizou que o tema da CF 2025 tem uma relação direta com as discussões realizadas na Casa Legislativa. “Ecologia integral e Campanha da Fraternidade têm tudo a ver com os grandes temas que discutimos nesta Casa. A Câmara Municipal é a caixa de ressonância do que ocorre na cidade e no mundo, e nada mais justo do que fazermos o que fazemos todo ano: trazer Dom Gil para falar sobre o tema”, declarou.
Já o Vereador Juraci Scheffer ressaltou a relevância da Encíclica Laudato Si’, que, mesmo publicada há dez anos, segue sendo um referencial para o debate sobre ecologia e espiritualidade. “Infelizmente, vivemos hoje momentos muito difíceis, as mudanças climáticas, as alterações que são feitas pelo homem e que prejudicam a vida em comum. Dom Gil traz essa palavra de conforto, de carinho e esclarece todas as questões da campanha da fraternidade”, afirmou.
A proposta da campanha é fomentar a reflexão e incentivar práticas sustentáveis, reforçando o compromisso cristão com a preservação da criação divina. “O convite é para que todos, como fiéis e cidadãos, assumam o compromisso de preservar e respeitar a criação, fortalecendo o chamado à conversão e ao compromisso com a justiça socioambiental”, finalizou o Arcebispo.