O Dia Nacional da Juventude (DNJ), celebrado anualmente em diversas partes do Brasil, visa reforçar a união da juventude católica e seu engajamento na missão evangelizadora da Igreja. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, algumas Foranias celebrarão o DNJ no próximo domingo, 27 de outubro. 6g4dv
Forania Bom Jesus 6c3j4h
O DNJ será celebrado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Bocaina de Minas (MG), com o tema “Juventudes na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”. O credenciamento será a partir das 8h, contando com café animação. Às 9h, a Santa Missa abrirá o evento, seguida de oração do Terço e de pregação conduzida pela Comunidade Brilho da Sagrada Família, de Resende (RJ). Terá, ainda, dinâmicas de grupo, jogos criativos com perspectiva bíblica e eclesial e momentos fortes de espiritualidade e adoração ao Santíssimo Sacramento, como expressão da comunhão dos jovens com a Arquidiocese em meio ao Ano Eucarístico.
O Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Padre Gleydson Pimenta de Faria, ressaltou a importância do tema para fortalecer o espírito comunitário e o diálogo. “Nosso propósito é aproximar os jovens entre si e das comunidades da forania. Queremos que, identificados com a fé em Cristo vivida na Igreja, eles se sintam amados e fortalecidos em sua identidade católica. Essa identidade não prejudica o diálogo, mas o favorece, tornando possível a cultura do encontro, onde cada um se conhece e pode acolher o outro com respeito”, explicou.
O sacerdote relembrou as iniciativas realizadas para convidar e motivar os jovens a participarem do Dia Nacional da Juventude, dentre elas, destacam-se os vídeos descontraídos a fim de tornar o evento mais atrativo. Ele expressou, ainda, a alegria com o número de inscrições e as expectativas para o encontro. “Esperávamos cerca de 150 jovens, mas já temos 320 participantes das sete paróquias da nossa forania. Acredito que nossos jovens, motivados pelos sacerdotes de suas paróquias, com os quais procuramos trabalhar em comunhão, aceitaram o convite e estão muito animados e felizes com a realização do evento”, pontuou.
Forania Nossa Senhora das Dores 6n2c67

Com o tema “Eucaristia: minha estrada para o Céu”, o evento acontecerá em Pedro Teixeira (MG) e promete ser uma oportunidade de integração e espiritualidade para jovens de toda a região. A programação acontecerá no Ginásio Poliesportivo Prefeito Joaquim de Almeida Carmo, a partir de 8h.
Mariana Ribeiro de Oliveira, Integrante da Coordenação do Grupo Jovens Unidos Servindo a Cristo (JUSC), comentou sobre a preparação para acolher os participantes e fortalecer sua vivência comunitária. “Nós procuramos envolver os jovens com pregação e animação pela manhã. À tarde, teremos show com Art&Louvor, seguido de um momento de adoração, e finalizaremos com a Missa presidida pelo Padre Robert, onde faremos o ‘giro das camisas’ para reavivar a comunicação entre os grupos jovens da Forania”, explicou.
A programação inclui um cantinho devocional dedicado a Nossa Senhora, incentivando os jovens a arem por momentos de oração e reflexão ao longo do dia. Além disso, uma estrutura 360° estará disponível para que os participantes possam registrar e compartilhar os momentos vividos durante o DNJ.
Experiência transformadora 5l4ut
Mariana destacou, ainda, a importância desse encontro na vida dos jovens. “Eu espero que o DNJ seja uma experiência transformadora. Desejo que nossos jovens saiam do evento com a fé renovada, cheios do Espírito Santo e mais convictos do amor de Cristo. Também seria gratificante que, após o evento, eles sentissem a importância de estarem engajados na comunidade e motivados a continuar participando das atividades da Igreja, compartilhando seus testemunhos e atraindo mais jovens para perto de Deus”, pontuou.
Segundo a coordenadora, a expectativa para o encontro é alta, e a comunidade se prepara com alegria para receber os jovens. “Esse evento é uma oportunidade de reacender a chama da esperança e da fé. Eles precisam ser despertados para a alegria de fazer parte da comunidade católica e da missão de anunciar a palavra de Jesus. Esperamos que este DNJ seja um momento de fé, aprendizado e encontro com Jesus e consigo mesmos, e que todos saiam revestidos da graça e da luz de Cristo, dispostos a seguir seus ensinamentos”, concluiu Mariana.