A tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, foi marcada pela última reunião do ano do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Juiz de Fora. A reunião teve como tema central o planejamento das atividades para o ano jubilar de 2025, um período significativo de celebrações para a Igreja Universal e Particular. 6y5f
O Chanceler Arquidiocesano, Padre Eder Luiz, apresentou ao Conselho a proposta da Comissão Arquidiocesana quanto as atividades programadas para o ano santo. “Apresentamos tudo aquilo que foi discutido, que foi pensado para que nós, enquanto Igreja Particular de Juiz de Fora, possamos celebrar, junto com a Igreja Universal, o ano jubilar, o ano da esperança”, disse.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, refletiu sobre a importância das reuniões que marcaram o encerramento do ano. “Fizemos a última reunião do ano com o Conselho Presbiteral. Já tivemos, na parte da manhã, a reunião do Colégio de Consultores e à noite a reunião do Conselho de Assuntos Econômicos, aqui do SESAM”, explicou. Ele também falou sobre o significado do ano jubilar, ressaltando a temática da esperança: “Em 2025, vamos vivenciar o tema dado pelo Papa Francisco, que é o tema da esperança, a esperança que não decepciona”.
Durante a reunião, além de tratar da programação das atividades jubileu, outros assuntos também foram discutidos, como a provisão das paróquias, questões econômicas e a eleição do novo Conselho Presbiteral, que acontecerá em março de 2025. A programação sugerida para o ano jubilar foi apresentada e seguirá em análise pelo Conselho.