Catequese para Catequistas no III CE reflete sobre Maria como Sacrário Eucarístico 422x37

Na manhã de sábado, 23 de novembro, cerca de 300 catequistas de diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniram para um momento especial de formação e espiritualidade no III Congresso Eucarístico Arquidiocesano. A programação contou com a presença Padre Fábio Vieira junto das relíquias do Beato Carlo Acutis, seguida de Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese de Janaúba (MG), Dom Roberto José da Silva. Logo após, aconteceu a catequese ministrada por Dom Roberto, com o tema “Maria, sacrário vivo da Eucaristia”. 1a40t

O tema da catequese teve como inspiração as palavras de São João Paulo II na Encíclica Ecclesia de Eucharistia, que destaca Maria como modelo eucarístico. Durante sua conferência, Dom Roberto destacou a relação íntima entre Nossa Senhora e a Eucaristia, ressaltando que Maria foi o primeiro sacrário vivo ao acolher Jesus no seu ventre. Ele também lembrou que a vida eucarística não se limita à adoração ou recepção do sacramento, mas exige uma vivência concreta de amor e serviço, a exemplo de Maria. “Ela nos ensina a unir sempre a fé com a vida, a ser eucarísticos no serviço, no amor ao próximo, a exemplo de tudo aquilo que foi a vida de Jesus”, afirmou.

Para o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Catequética, Padre Kayo Cerqueira de Paiva, a catequese foi um momento de profunda reflexão. “Saímos todos enriquecidos com esse aprofundamento, tanto na figura de Maria quanto no efeito que a Eucaristia deve gerar em nós. Essa reflexão é essencial para nós, catequistas, porque nos lembra que Cristo é o centro do nosso anúncio. Não podemos ser apenas frequentadores da fila da Eucaristia; precisamos estar em verdadeira comunhão com Ele, para comunicar esse amor e ensinar outros a amar Cristo. Esse é o nosso chamado: viver como seres eucarísticos no mundo”, destacou.

A Catequista Ângela de Paula, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, também compartilhou as reflexões proporcionadas pelo encontro. “Foi um momento de grande aprendizagem sobre Maria, nossa mãe e mulher eucarística. Dom Roberto nos mostrou que Ela nos ajuda a compreender o mistério da Eucaristia e a testemunhar esse Cristo eucarístico num mundo sedento de Deus. Como catequistas, precisamos levar esse amor eucarístico às crianças, jovens e suas famílias, sendo também sacrários vivos que refletem o amor de Cristo”, pontuou.

A catequese não apenas enriqueceu espiritualmente os participantes, mas também reforçou a importância de uma formação sólida para os catequistas, que são os primeiros a propagar a fé a crianças, jovens e adultos. Ângela destacou, ainda, o valor de encontros como esse. “Aprender mais sobre a relação entre Maria e a Eucaristia nos ajuda a transmitir às nossas crianças e jovens o verdadeiro significado desse sacramento tão importante. Isso renova nossa missão e nos dá forças para sermos testemunhas do amor de Cristo em nossas comunidades”, completou.

Confira aqui alguns registros desta catequese.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

CNBB promove Jubileu dos Governantes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida 3w5uk

Arraiá da Comunidade Resgate chega à 23ª edição com programação especial de Pentecostes 4k4r61

Leão XIV recebe participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) 315t3

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67