Na manhã da última terça-feira, 20 de maio, o Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em Juiz de Fora e pertencente à Diocese de Leopoldina, foi sede de mais uma reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. O encontro reuniu os bispos e representantes das três dioceses que compõem a província – Juiz de Fora, Leopoldina e São João del-Rei – para refletir sobre os rumos pastorais da Igreja, em especial diante do novo momento vivido com a eleição do Papa Leão XIV, sucessor do Papa Francisco, falecido recentemente. 4l2l53
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o encontro teve como um de seus focos principais a escuta e o discernimento sobre “os primeiros reflexos desta modificação que Deus está nos proporcionando”, referindo-se ao novo pontificado. “Vamos ver o que isso tem a ver com o futuro da nossa pastoral em cada diocese”, completou o Arcebispo.
O Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, destacou a importância do encontro. “É um momento sempre rico, essa presença e reunião da nossa província eclesiástica. Vamos fazer lembrança do nosso querido e falecido Papa Francisco e já olhar com esperança para o já querido Papa Leão XIV, que conduz a vida da nossa Igreja”, afirmou.
Outro destaque da pauta foi a organização do Bote-Fé 2.0, evento que irá celebrar o Ano Jubilar da Juventude com a participação de jovens das três dioceses. Previsto para o dia 3 de agosto, o encontro será sediado em Juiz de Fora, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate.
Além dessas temáticas, os bispos também compartilharam informações sobre a vida nos seminários e a caminhada pastoral nas dioceses, mantendo viva a fraternidade episcopal e a unidade eclesial que marcam o trabalho conjunto da província.
*Com informações da WebTV A Voz Católica