Na última quarta-feira, dia 6 de março, a Arquidiocese de Juiz de Fora se despediu do Padre Eder Martins Machado. Seu velório ocorreu na cidade de Lambari (MG). A Missa de corpo presente foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, e concelebrada pelos padres Márcio Aurélio Neves, José Maria Vieira Novaes e Silas José Ribeiro, CEM, com assistência do Diácono Sebastião Dimas Alves. 2odg
Hospitalizado desde o dia 2 de março, faleceu aos 77 anos no dia 5 de março. “Que Deus o recompense pela dedicação e visível amor ao sagrado ministério sacerdotal que você demonstrou durante toda a sua visita. Nunca esqueceremos que sua vocação nasceu dentro do avião que transportara o Papa São João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, em 1980. Ali Deus falou ao seu coração, o chamou e o enviou como seu discípulo, para pregar o evangelho e celebrar os sagrados mistérios de Jesus Cristo”, contou Dom Gil após a celebração.
Desde julho de 2022, o sacerdote atuava como emérito residente na Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG). O Reitor da Basílica, Pe. Márcio Aurélio, recordou a certeza da vida eterna. “Essa tristeza que sentimento hoje se transforma na certeza da ressureição, porque aquele que crê não morre, mas ganha a vida eterna. Nós queremos pedir, neste tempo da quaresma, que Deus nos conceda a graça de uma boa preparação para celebrar a Páscoa do Senhor, que Nossa Senhora da Saúde também nos conceda saúde do corpo e da alma, para que também possamos participar daquilo que hoje o Padre Eder celebra na sua vida: a Páscoa definitiva.”
Também estiveram presentes padres da Diocese de Campanha, a qual pertence a cidade de Lambari. Além de fiéis das cidades de Liberdade, Santa Rita de Jacutinga e Arantina que fizeram questão de se despedir do sacerdote.
*Com informações de WebTV A Voz Católica.