No último final de semana, de 19 a 21 de julho, aconteceu a 11ª edição do Genfest, sendo esta a primeira vez que o evento foi realizado no Brasil. “Gen” significa “Geração Nova”: é um encontro de jovens de diferentes países, convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas, reunindo o setor juvenil do Movimento dos Focolares. Neste ano, o festival foi aberto a todos que anseiam construir um mundo novo, apoiados no lema “Juntos Para Cuidar”. 6v73w
Um dos momentos foi a celebração inter-religiosa, em que líderes de várias denominações clamaram pela paz. O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente nesta celebração representando a Igreja Católica. “Fizemos uma grande prece pela paz. Para que sejamos unidos no que devemos nos unir: o amor. Rezemos para que Deus possa dar a todos os povos e nações o dom da paz”, comentou o Arcebispo, em entrevista à WebTV A Voz Católica.
Em sua apresentação, Dom Gil explicou que a palavra “católico” significa “universal”. Para ele, numa linguagem popular, pode-se dizer que católico é aquele que dirige a todas as direções, por todos os lados, para levar uma mensagem. “Católico não é um rótulo, mas um adjetivo da Igreja fundada por Jesus Cristo que enviou seus doze apóstolos por todos os cantos do mundo, a anunciar sua mensagem de amor e paz”, destacou.

Confira abaixo a Oração pela Paz, rezada no Genfest 2024:
“Ó Jesus, Homem e Deus, verdadeiros, acolhemos vosso único mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13, 34). Vós morrestes, mas não permanecestes na morte; ressuscitastes, viveis para sempre e estais entre nós construindo, dia por dia, a paz e a concórdia.
Vós que, logo depois de vossa ressurreição, encontrastes vossos apóstolos e os saudastes com vibrante “Shalom!” A paz esteja convosco! (Lc 24,45-48), dai-nos a paz entre nós.
Vós que, depois de falar com seus discípulos, afirmastes: “eu vos disse estas coisas para que em mim vós tendes paz. Neste mundo tereis aflições, contudo, tende ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16,33), dai-nos a paz em todo o mundo, e o fim das guerras onde elas, hoje, se encontram.
Vós que dissestes: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não perturbe o vosso coração e nem tende medo” (Jo 14,27), dai-nos a coragem de semear a paz por todo o mundo, sem medo e sem restrições.
Vós que em vosso primeiro sermão, segundo o evangelista Mateus, anunciastes: “Felizes os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9), dai-nos a graça de nos tornarmos, cada vez mais, pessoas que pacificam, por meio do amor, vencendo o ódio e as guerras.
Vós que proclamastes em oração: “Pai, que todos sejam um como eu e Tu somos um” (Jo 17,21), uni-nos todos, pessoas de religiões diferentes, de crenças diferentes, de culturas diferentes para a construção de um mundo de amor e paz, harmonia e fraternidade. Amém.”
*Com informações de WebTV A Voz Católica