Abertura do Ano Jubilar em Juiz de Fora marca início do Ano Santo da Esperança 5l36b

Momento da benção especial

No último domingo, 29 de dezembro de 2024, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrou a abertura do Ano Jubilar com uma concentração na Igreja São Sebastião, seguida de uma peregrinação até a Catedral, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A celebração contou com a presença dos reitores dos santuários arquidiocesanos e com o acendimento das velas destinadas às igrejas jubilares. O evento integrou a celebração global da Igreja, que deu início ao Ano Santo da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. 1m2s1e

“Nada pode nos tirar a esperança” 41146v

O Pastor Arquidiocesano enfatizou que o jubileu não é apenas uma tradição, mas um chamado a refletir sobre nossa missão como cristãos: anunciar a esperança ao mundo. Ele lembrou que o jubileu é um momento especial para reavivar a fé, buscar reconciliação e fortalecer a confiança no amor de Deus. “Nosso destino é o Céu, nossa morada é o Céu. Nada pode nos desesperar, nada pode tirar a nossa esperança e confiança”, afirmou.

Caminhada da Igreja São Sebastião rumo à Catedral

Dom Gil também ressaltou o simbolismo da peregrinação realizada antes da missa, explicando que ela representa a caminhada da família de Deus rumo à Casa do Pai. “Assim como no ado o jubileu significava um recomeço, hoje somos chamados a recomeçar, a viver com mais intensidade a nossa fé e a levar a esperança aos que estão desanimados”, pontuou.

Além disso, ele destacou que o Ano Jubilar é um tempo de profunda alegria, pois a experiência do perdão e da reconciliação nos aproxima de Deus e nos enche de paz. “O jubileu é um ato de conversão, mas também de alegria, pois quem é perdoado encontra a paz com Deus”, disse, sublinhando a importância de vivermos este tempo com humildade e coração aberto.

Locais de indulgências 573mw

Os fiéis que participarem das celebrações do jubileu poderão obter indulgências plenárias ao cumprirem os requisitos estabelecidos: peregrinação a uma igreja jubilar, participação na Eucaristia, confissão sacramental, oração pelo Papa, profissão de fé (Creio) e prática de caridade.

O Mosteiro Beneditino Santa Cruz foi reconhecido como um dos locais onde os fiéis poderão obter indulgências plenárias. Irmã Maura de Freitas e Irmã Teresa Paula Dias compartilharam a alegria da comunidade com a notícia. “Foi uma emoção muito grande quando nós soubemos e ficamos felizes com a escolha.

Reitores dos santuários e seus representantes e as irmãs à direita

Elas destacaram que o mosteiro estará preparado para acolher os peregrinos ao longo do ano jubilar, com uma programação que inclui as tradicionais celebrações eucarísticas de segunda a sábado às 8h15 e aos domingos às 8h30. “Desejamos que todos que nos visitarem possam encontrar aqui um espaço de paz e renovação espiritual. Que este jubileu seja um tempo de abundantes graças para todos”, concluíram.

Há, ainda, uma loja das irmãs no Mosteiro, onde elas vendem produtos de produção própria. Mas, para elas, o importante é a visitação à Igreja. “Isso que vai nos fazer muito felizes, ver as pessoas procurarem o Santíssimo Sacramento na nossa igreja”, acrescentaram. O Mosteiro Beneditino Santa Cruz está localizado na Rua Professor Coelho e Souza, 95 – Bairro Paineiras.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as igrejas jubilares incluem, ainda, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora; o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG); o Santuário Eucarístico Arquidiocesano Cenáculo São João Evangelista, em Juiz de Fora; o Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bairu, Juiz de Fora; o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG); e o Santuário Arquidiocesano São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG).

Ano da esperança 1a6e3g

O Ano Santo da Esperança foi proclamado pelo Papa Francisco como um momento para reanimar a esperança na vida dos fiéis, especialmente daqueles que enfrentam desafios e desânimo. Em sua Carta Apostólica, o Pontífice ressaltou que “a esperança é a mensagem central do jubileu, um tempo de conversão e reencontro com Deus”.

Com a abertura do Ano Jubilar, a Arquidiocese de Juiz de Fora convida todos os fiéis a participarem das celebrações e a vivenciarem esse tempo de graça, esperança e renovação espiritual.

Confira mais fotos deste momento: clique aqui.

Notícias 6w3r5q

Instagram 2v3n4l

Facebook 5e4150

Veja Também 6v1b67

CNBB promove Jubileu dos Governantes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida 3w5uk

Arraiá da Comunidade Resgate chega à 23ª edição com programação especial de Pentecostes 4k4r61

Leão XIV recebe participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) 315t3

Anterior
Próximo

Veja Também 6v1b67