Como parte da programação do III Congresso Eucarístico Arquidiocesano, a noite do dia 20 de novembro foi marcada pela Catequese para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. O momento de espiritualidade e formação teve como tema central “Memorial e testamento do vosso amor” e contou com uma palestra ministrada por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba e natural da Arquidiocese de Juiz de Fora. 6j6zz

Falando sobre a Eucaristia como vida oferecida, Dom Eduardo destacou o chamado dos cristãos a serem uma oferta perfeita a Deus. Ele ressaltou a profundidade desse mistério central da fé católica. “Jesus ofereceu sua vida na cruz e, ressuscitado, continua se oferecendo em cada Eucaristia. Somos convidados a nos unir a Ele, fazendo de nossas vidas uma perfeita oferenda”, ressaltou.
A formação reuniu um grande número de fiéis, que lotaram o espaço reservado para a atividade. O Arcebispo Emérito descreveu a ocasião como um momento de graça. “Foi uma coisa linda! Não cabia todo mundo, mas Deus realizou um milagre. Apertou, coube, e depois todos saíram em comunhão e fé”, comentou.
Os participantes do encontro destacaram o impacto da formação em suas vidas, dentre eles a Ministra Extraordinária, Márcia Cristina. “Foi um momento muito produtivo e emocionante. Enriqueci minha fé e me senti ainda mais fortalecida para a missão”, afirmou.
Cibélia Vasconcelos, que encerra seu serviço como ministra no próximo ano, também compartilhou sua experiência. “É espetacular participar de algo assim. Este encontro nos inspira e nos motiva a levar adiante a beleza da Eucaristia”, expressou.
Após a palestra, os ministros participaram de uma procissão luminosa, que percorreu a principal avenida de Juiz de Fora em direção à Catedral Metropolitana. O cortejo, marcado por orações e cantos, foi mais uma expressão da fé e da unidade da Igreja em torno da Eucaristia.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a relevância desse momento. “A Eucaristia é o grande dom que Deus nos deu. Ela nos lembra que Jesus não é uma figura do ado, mas está presente entre nós, como Ele prometeu: ‘Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’”, pontuou.
A atividade reforçou a importância da missão dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística como instrumentos do amor e da presença de Cristo na vida das comunidades.
Clique aqui e confira alguns registros deste encontro.
*Com informações da WebTV A Voz Católica